Além do mel

IMG_7115
 

Há milénios que o homem se dedica à criação de abelhas para produzir mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha ou veneno.

Actualmente há também quem se dedique à prestação de serviços de polinização a agricultores que têm árvores de fruto, culturas hortícolas e oleaginosas, esta simbiose faz com que haja um aumento de produção e uma melhoria na qualidade dos produtos. Esta actividade é chamada Apicultura Migratória porque o apicultor transporta as suas colmeias para o terreno a polinizar no inicio da época e as retira no fim da campanha.

As abelhas vivem em colónias de dezenas de milhar de obreiras, uma rainha e dezenas a centenas de zangãos. A rainha vive até 5 anos, enquanto as obreiras vivem entre 28 a 48 dias.

A abelha obreira é responsável pela limpeza, defesa, produção de cera, recolha de alimentos, alimentação e defesa da colónia. O zangão ao contrário da obreira pode entrar em qualquer colmeia, pois a sua tarefa é fecundar a rainha.

A rainha é a única abelha fértil da colónia, quando esta sai pela única vez na sua vida, ela voa o mais possível e é fecundada pelo macho que a conseguir alcançar (voo nupcial). A partir daí dedica-se à ovoposição, sendo que na Primavera põe entre 1000 a 2000 ovos por dia.

As colmeias de abelhas são agrupadas em apiários, sítios acessíveis de carro que comportam até 30 colmeias, distantes em 3 quilómetros de qualquer outro.

O apicultor faz-lhes visitas frequentes para cortar o mato à volta do apiário, verificar o seu estado, controlar os enxames e como estão os quadros das colmeias.

Durante esta rotina verifica se há excedente de mel para colheita, se a rainha está a produzir e o estado da criação, se não há formigas, traças, ou sinal de ratos. Vê também se há cera em quantidade suficiente.

Existem actualmente em Portugal cerca de 15 mil apicultores registados, correspondendo a um universo de aproximadamente, 33 mil apiários e 555 mil colmeias.

Estima-se que anualmente a polinização gere um benefício mundial acima de cem biliões de dólares. Que 80% das culturas agrícolas mundiais necessitem de polinizadores para darem semente.

As abelhas são os principais agentes de polinização.